DADOS GEOGRÁFICOS

 Localização do Distrito
O Distrito de Corta-Mão do município de Amargosa  está localizado no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, na Messoregião Centro sul baiano e  Microrregião Homogênea de Jequié, , bem como da Região Econômica do Recôncavo Sul baiano. Situa-se entre o limite de Amargosa e São Miguel das Matas,  tem aproximadamente mais de 4 mil habitantes espalhados por todas as localidades circunvizinhas da sede, sendo que na sede Distrital,  segundo dados do SIAB (Sistema de informação da atenção básica) tem aproximadamente 700 habitantes. Corta-Mão está distante 231 km até Salvador, cujo acesso se faz pelas vias BR 101/116  e pela BA 045 via Santo Antonio de Jesus - Bom Despacho. A sede distrital está a uma altitude média de 239m ao nível do mar, possui as coordenadas geográficas de 13º04's de latitude e 39º 30' 0" de longitude . DDD: 75 e CEP 45301-00


Aspectos Físicos

Possui Relevo formado por Tabuleiros Pré-litorâneos e interioranos e serras marginais.  O tipo climático é de úmido a sub-úmido, com temperatura média de 15°C no inverno a 26°C nas estações mais quentes. O período chuvoso é entre abril e junho tendo uma pluviosidade média anual de 700 a 1.100 mm. Sua hidrografia é formada pela bacia hidrográfica do Rio Jiquiriçá, sendo os rios principais: Jiquiriçá-Mirim, Corta Mão, Riberão, Verde e Capivara. A vegetação predominante são as formações florestais secundárias, mata atlântica e Floresta estacional decidual e floresta estacional semidecidual. Os tipos de solos encontrados são: latossolo amarelo álico, latossolo vermelho-amarelo distrófico, podzólico vermelho-amarelo e planossolos. Tendo aptidão para lavouras de: Mandioca, cacau, banana, cana-de-açúcar, entre outras.  Os principais rebanhos são os bovinos, suínos, eqüinos e criação de aves.
 As principais localidades que integram o Distrito são:  Beira do Rio, Feto, Esconça, Tabuleiro grande, Baixa Alegre,Palmeira, Tabuleiro de Corta-Mão,  Roda d’água, Alto Seco, Sete Voltas,Chapadinha, Tabuleiro do Córrego, Caixa dàgua das Pintas,Ponte de Paus e Acaju.
Aspectos Econômicos

As principais atividades econômicas do Distrito são a agricultura e pecuária. Corta-Mão é o maior Distrito de Amargosa e o maior abastecedor de produtos agrícolas para a sede do município. Produz: farinha, cacau, café, cana de açúcar, pimenta, legumes, bananas, amendoim, milho, batata, laranja e diversas variedades de frutas, assim como, uma significativa produção de leite, carnes, entre outros.
Sua sede conta com 03 mercados, 01 loja de roupas e variedades, 03 bares e 03 barracas de bebidas e tira-gostos, 01 ponto de compras de cacau, 02 pontos de acarajé  e quitutes, 01 Lan hause,  05 casas de farinha e 01 pequena indústria de alimentos.
Os baganeiros também movimentam a economia local, comprando os produtos agrícolas direto dos produtores para vender na capital.


Infra-estrutura

A sede distrital  é rural, mas, apresenta características urbanas bem claras, como: ruas calçadas, água encanada e tratada, saneamento básico, supermercados, bares, barracas, lojas de roupas e variedades, mercearias, telefones públicos, internet e uma pequena biblioteca. Possui um salão comunitário para eventos e  reuniões,  um serviço de alto falante para divulgar as notas de utilidades publicas e duas igrejas: uma católica e uma evangélica.
A Praça Padre João Nilton, conta-se com uma Escolas do ensino fundamental de 1ª a 4ª série, um campo de futebol e uma Unidade de Saúde da Família que presta serviços de saúde por uma equipe de médico, enfermeiro, Odontólogo, Técnicos de enfermagem, SAME, NASF e os  Agentes comunitários de Saúde.
É formada por dez ruas: Rua da Lapinha, Rua da Estação, Rua da Laje, Rua Direta, Rua Nova, Rua do Riachão, Praça Padre João Nilton (centro), Rua da Igreja, Rua da Kabana e Rua do campo.
As belezas naturais são a represa do Riachão, o Jequitibá, o rio, a fontinha  e Reserva particular de proteção ambiental.


Aspectos sócios cultural

*      Destaca-se no calendário religioso: Festa do Senhor do Bonfim (sempre no terceiro domingo de janeiro de cada ano) as Festas Evangélicas e Afro-brasileiras com seus calendários específicos.
*      No calendário de festas populares:  Cavalgadas, corridas de cavalos,  São João e o tradicional São Pedro.
*      No lazer: Campo de futebol, Represa do Riachão, Fazendas, Bares, entre outros.

 Postado por Ivan Silva,24/09/11


 REFERÊNCIA 


JESUS,  Ivanildo Silva de. Blog Corta-Mão,Amargosa/BA,Corta-Mão,2011.
IBGE 
SIAB- Sistema de informação e atenção básica de Amargosa-BA